O que é abordagem cognitiva comportamental?

VITOR FRIARY

PSICÓLOGO CLÍNICO

CRP 05/47633

Consultório Ipanema, Rio de Janeiro

A abordagem de psicoterapia conhecida como cognitivo-comportamental inclui um número diverso de terapias psicológicas que se propõem a ajudar clientes a melhor se relacionarem com seus pensamentos e sentimentos difíceis com um foco primário em mudança do comportamento.

 

O trabalho que eu ofereço em consultório em Ipanema no Centro de Mindfulness no Brasil é baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental de Terceira Geração, mas especificamente na Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT) e na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) que recebe o seu nome por causa de uma de suas propostas mais centrais deste modelo de terapia: aceitar o que está fora do controle pessoal, e comprometer-se à ação que melhore e enriqueça a vida.

Eu obtive minha experiência clínica na Inglaterra em duas das mais importantes instituições de saúde mental, o Priory Hospital e o National Health Service. No meu último trabalho antes de retornar ao Brasil obtive o privilégio de atuar como supervisor clínico em um serviço de atendimento terapêutico especializado em terapia cognitivo-comportamental, e obtive treinamento para esta função no Instituto de Psiquiatria do King's College London sob a orientação do Prof. Dr. David Clark, um dos nomes mais influentes da terapia cognitivo-comportamental no mundo.

 

A prática da Atenção Plena ou Mindfulness tem sido cada vez mais evidenciada como um tratamento eficaz na redução e prevenção de sintomas relacionados aos transtornos de humor, transtornos de ansiedade, enfermidades crônicas (fibromialgia, HIV, alguns tipos de câncer, dor crônica).

 

O objetivo desta abordagem que trabalho é maximizar o potencial humano para uma vida plena e significativamente rica e com sentido.

 

 

Problemas que a ACT e a Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness podem ajudar:
 

- transtorno de depressão pós-parto

- transtorno do pânico
- distúrbios alimentares
- transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- transtorno de humor (bipolar)
- fobias
- estresse
- transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
- esquizofrenia
- problemas de raiva
- problemas de sono
- transtorno dismórfico corporal (body dispmorphic disorder)
- dor persistente e crônica (fibromyalgia)
- questões sexuais ou de relacionamento

 

 

O que acontece durante a Terapia?

 

Para começar, teremos uma entrevista inicial onde você vai ser convidado a falar sobre o seu histórico e como você está se sentindo atualmente. Iremos juntos identificar áreas problemáticas e você vai decidir quais áreas você gostaria de trabalhar. Você vai aprender a fazer sentido dos seus problemas dividindo-os em áreas menores, de modo que você possa ver como eles estão conectados e como eles afetam você.

 

Usando técnicas estruturadas, vamos como uma equipe identificar a relação que você está tendo com seus pensamentos, sentimentos e sensações e de que forma esse relacionamento estabelecido está influenciando a sua forma de agir no mundo. Você vai aprender a estar atento de quando hábitos negativos de pensar surgem em um determinado contexto da sua vida, e como responder de forma mais positiva naquela situação independente dos pensamentos ou sentimentos que surjam ali naquela situação. Isso pode levar a mudanças de comportamento que podem fazer você se sentir melhor e a se satisfazer como pessoa.

 

Normalmente você vai ser convidado a escrever um diário para que você possa identificar a forma como você reage a determinados eventos. Isso irá ajudá-lo a identificar padrões de pensamentos, emoções, sensações físicas e ações, e ver o quanto desses processos ajudam ou não no seu bem-estar.

 

Durante a terapia você vai realizar algumas tarefas entre sessões. Isso pode incluir material de leitura, exercícios, onde você pode experimentar por si mesmo o que você aprende durante as sessões, ou gradualmente, expôr-se a situações importantes para você, que você tem evitado por causa de pensamentos, sentimentos e sensações concebidas como ruins.

 

 

Qual a duração do tratamento?

 

Isso vai variar de cliente a cliente, dependendo do caso apresentado. Em média tratamentos podem durar de 15-30 sessões.

 

Quando iniciar o tratamento?

 

O tratamento pode ser desafiador e você deve estar disposto a se relacionar com seus pensamentos e sentimentos difíceis de uma forma diferente, para que você possa viver a vida que você quer viver independente de quais pensamentos, sentimentos e sensações que você experiencie. É importante que você esteja aberto, o melhor que você possa, confiando na experiência de cada momento que surgir. O sucesso da Terapia depende de sua participação ativa e compromisso com todo este processo.

 

 

Qual a política de cancelamento?

 

Cancelamentos devem ser comunicados com um mínimo de 48 horas, caso o contrário uma taxa de 50% do valor da consulta será cobrado.

© 2020 by VITORFRIARY.COM

Telefone para marcação de consultas: (21) 2523-9572 / (21) 97030-0770