Aceitar e Seguir em Frente

01/02/2016

 

Central para a vida de todo ser humano está o desejo de mudança, principalmente quando passamos por situações que nos incomodam ou que nos façam sofrer. Porém mudanças não são fáceis, principalmente quando surgem para nós elementos que estão fora do nosso controle pessoal. 

 

Quando passamos por situações difíceis, que desejamos mudar, podemos ter um número de sentimentos e pensamentos que experienciamos na pele como intensos e desgastantes. Passamos então a desejar fugir e lutar contra essas experiências, ou nos angustiar ainda mais pela presença delas, e por vezes isso acaba provocando ainda mais tensão nosso corpo, e reforça o nosso ciclo de mal-estar.

 

Essas tentativas de fugir de nossas experiências emocionais e mentais que consideramos negativas podem acabar ocupando uma grande parte de nossa energia e foco, tanto que ao invés de concentrarmos em ações que nos aproximem de uma vida com mais vitalidade, passamos o tempo agindo para fugir de problemas para evitar sofrimento.

 

Mas e se para que possamos viver uma vida com vitalidade nós não precisássemos de rejeitar as nossas experiências difíceis? E se para agirmos na direção de uma vida com maior vitalidade, nós possamos trazer esses sentimentos e pensamentos difíceis conosco, com abertura e compreensão?

 

Nestas horas é importante lembrar que somos todos humanos, podemos sentir na pele sentimentos difíceis sim. Não precisamos nos sentir diferente do que sentimos. A pergunta essencial para uma vida com vitalidade é: na presença do que eu sinto, ou do que penso, posso eu ainda assim continuar a escolher agir no mundo da maneira que faz o meu coração vibrar? Aceitando o que nós sentimos e pensamos, e seguindo em frente com toda essa abertura, compaixão e gentileza para o que acontece debaixo da nossa pele, que somente nós sabemos o que é, pode ser um caminho alternativo que podemos testar.

 

Vitor Friary

Terapeuta de Aceitação e Compromisso (ACT)

Ipanema - Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

O que são Valores em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)?

06/11/2014

1/4
Please reload

Recente
Please reload

Siga-me
  • Facebook Classic
Palavras-Chave
Please reload

© 2020 by VITORFRIARY.COM

Telefone para marcação de consultas: (21) 2523-9572 / (21) 97030-0770