O que são Valores em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)?

06/11/2014

Texto: Vitor Friary


O objetivo do terapeuta ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) é ajudar o cliente a se tornar mais consciente, gentil e intencionado em sua busca de valores e objetivos de vida.

 

Neste contexto, valores é toda área de vida considerada importante para o cliente, como por exemplo, para o André, que acredita que a vida em família é uma das coisas mais importantes na vida, ou para a Adriana, que dá bastante valor para as amizades e ao relacionamento que tem com seu companheiro. Todos nós temos valores, isto é, direções de vida que são importantes para nós. 


Imagine por exemplo um compasso, e como se cada ponta deste compasso fosse uma direção importante em sua vida. Por exemplo o Norte seria relacionamentos, o Sul saúde e auto-cuidado, o Leste lazer, o Oeste ocupação. Seguir na direção do que é importante para você, significa agir no mundo com base naquilo que você valoriza e faz vibrar.


Quando passamos por alguma dificuldade, temos a tendência de investir um esforço muito grande em lutar e fugir de sentimentos e sensações difíceis que vêm com o pacote da situação, e é muito provável que deixamos por consequência, de investir tempo em coisas que são importantes para nós. Paramos de nos mover na direção do nosso compasso de valores. Passamos mais tempo dentro de nossas cabeças tentando resolver as questões que estão por vir (futuro), ou remoer as coisas que já aconteceram (passado), ou lidando com sentimentos difíceis. De certa forma perdemos a noção do aqui e agora, e passamos a SER a depressão, a ansiedade, o medo, etc.

Quando o André procurou a minha ajuda no consultório, ele tinha acabado de perder seu emprego. Devido a situação da economia, a empresa que trabalhava teve que cortar gastos e acabou que ele foi um dos funcionários demitidos. A partir de então, ele ficou muito deprimido. A relação com sua família começou a deteriorar. Ele saia menos com seus filhos, evitava a sua esposa, e passava grande parte do seu tempo se preocupando com o futuro. Além disso, ele começou a se culpar por ter sido um dos escolhidos para a demissão do emprego, e ruminava sobre o por quê de estar passando por essa difilculdade, e ao mesmo tempo se fechava emocionalmente dentro de sua família. O seu comportamento começou a afetar todo o sistema familiar, o que deixava ele ainda mais triste e desesperançoso, porque para ele a familia era algo muito importante, e ele não estava conseguindo ser um pai presente e carinhoso, nem um marido gentil e suave com sua esposa como gostaria no fundo de ser (o lado norte do compasso).

 

O caso do André não é incomum. Quando passamos por uma situação difícil como essa, tendemos a nos fechar para o mundo, e muitas das coisas que valorizamos, acabam sendo negligenciadas.

Aquilo que damos valor na vida, nossos valores e direções importantes, é o que nos traz vitalidade, que traz sentido, e o que faz a nossa vida ter significado.

Quanto mais investimos em ações que nos movam na direção do que é importante para a gente, mais nos depertamos para a satisfação e o contentamento.

Na terapia de aceitação e compromisso (ACT), o terapeuta auxilia o seu cliente, assim como aconteceu com o André a entrar em contato com esses valores, e seguir a direção de seu compasso pessoal. Através de conversas, exercícios, e metáforas, o terapeuta ajuda o cliente a definir seus valores, e pouco a pouco, sem crítica e de forma suave, a mover-se na direção daquilo que lhe faz vibrar, e da pessoa que ele ou ela gostaria de ser no mundo.

 



TEXTO: Vitor Friary

 

 

 

Please reload

Destaque

O que são Valores em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)?

06/11/2014

1/4
Please reload

Recente
Please reload

Siga-me
  • Facebook Classic
Palavras-Chave
Please reload

© 2020 by VITORFRIARY.COM

Telefone para marcação de consultas: (21) 2523-9572 / (21) 97030-0770