Pensamentos são como Nuvens no Céu.

11/08/2014

A mente foi feita para pensar, analisar, avaliar, resolver problemas, achar soluções, questionar, duvidar, etc. Entretanto, a mente não sabe relaxar por si só. Temos que trei

nar a mente para que isso seja possível. Leva tempo, é preciso coragem e também pode ser bastante simples, se você está disposto a tentar.

 

Através da prática de mindfulness, podemos cultivar uma nova atitude perante ao que se passa dentro de nossas cabeças. Podemos nos tornar observadores dos nossos pensamentos. Isso é diferente de viver a vida através dos seus pensamentos.

 

Por exemplo, Janete (uma pessoa imaginária) é uma mulher que aos seus 35 anos de idade tem dificuldades de se relacionar com outras pessoas de forma intima. O sonho dela é construir uma família, conhecer alguém especial na vida dela, mas sofre de uma timidez muito grande, e quando ela conhece alguém interessante, ela começa a pensar: "Não sou tão atrante para ele", "Não tenho nada pra oferecer para esse rapaz", "Para quê tentar?", "Nunca serei feliz mesmo". Neste caso, Janete não está observando os pensamentos, pelo contrário, ela acredita em cada um desses pensamentos, se deixa levar por eles e vive a mercê do que lhe ditam. 

 

O que Janete ainda não sabe é que, apesar desses pensamentos terem uma história, ela não precisa ficar presa a esse passado, e pode sim, se o decidir, viver uma vida plena e com significado. Mas para que isso aconteça, ela terá que aprender a viver com os pensamentos que passam pela cabeça dela de forma diferente.

 

Os pensamentos que passam pela nossa mente são como nuvens que passam pelo céu. É da natureza da mente o pensar, assim como para o céu é ter nuvens. Então não funciona querer se abstrair dos pensamentos. Dependendo da sua história esses pensamentos sempre estarão presentes em sua vida, surgindo na mente, principalmente quando você entra em contato com uma área de vida importante para você.

 

O importante é o que você faz com cada pensamento que você tem.

 

A prática de mindfulness nos ajuda a fortalecer essa habilidade de observar a mente e lidar com pensamentos de forma mais saudável e flexível.

 

Por isso, a minha recomendação é que você dê uma oportunidade para a prática de mindfulness, e aprenda o que este tipo de abordagem terapêutica tem a lhe oferecer.

 

 

TEXTO: VITOR FRIARY

 

CURSOS DE PRÁTICAS DE MINDFULNESS:

www.brasilmindfulness.com

 

 

 

Please reload

Destaque

O que são Valores em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)?

06/11/2014

1/4
Please reload

Recente
Please reload

Siga-me
  • Facebook Classic
Palavras-Chave
Please reload

© 2020 by VITORFRIARY.COM

Telefone para marcação de consultas: (21) 2523-9572 / (21) 97030-0770