top of page

Comportamentos de Segurança: o que faz a timidez e ansiedade social continuar?

Pessoas que sofrem com ansiedade social ou timidez crônica, muitas vezes utilizam "comportamentos de segurança", apesar de não saberem disso. Estas são as coisas que a pessoa faz para tentar evitar constrangimento na frente dos outros. Embora pareça que fazendo essas coisas ajuda a reduzir ansiedade, a longo prazo, o que acontece é que o medo se perpetua. Basicamente, se você acha que você só pode sobreviver dando uma palestra se você nunca olhar para o público então você sempre vai ter medo de falar em público.

Para as pessoas com timidez crônica ou ansiedade social, comportamentos de segurança têm o propósito de controlar ou limitar a sua experiência de situações e 'controlar' sentimentos de ansiedade. Se você tem ansiedade social ou timidez, e não tem certeza se você se envolve em qualquer um desses tipos de comportamentos, pense em uma situação onde você estava tímido socialmente e lembre-se de como você se comportou quando você estava ali naquele momento. Ou por exemplo pense sobre como você se comporta em uma situação que envolva performance e desempenho de alguma forma. Você faz as coisas de forma diferente do que quando você está sozinho?

Talvez ao falar com outras pessoas você fale bem baixinho ou cubra sua mão com a boca. Ou talvez você ensaia na sua cabeça o que você deve dizer em uma situação antes que ela ocorra, com medo que você fale a coisa errada. É possíve que você também pode evitar o contato visual e mantem suas mãos escondidas para que outros não podem vê-lo 'tremer'. Todos estes comportamentos são projetados para tentar mascarar a sua ansiedade.

Você alguma vez se encontrou em situações onde não seguiu as conversas ao seu redor? Você pode estar se dissociando da conversa como uma maneira de ficar 'mais seguro'. Sonhar acordado é uma maneira de permanecer "dentro da sua cabeça" e não realmente se envolver no que está acontecendo ao seu redor. Embora você possa se ​​sentir menos ansioso, se você parar de sonhar acordado e começar a se envolver, a ansiedade pode voltar. Este comportamento é apenas uma solução imediatista para um problema subjacente maior.

Os comportamentos de segurança também pode ser prejudiciais. Algumas pessoas com Transtorno de Ansiedade podem começar a usar álcool ou drogas como uma forma de lidar com situações sociais. Com o tempo, o uso ocasional do álcool pode se transformar em alcoolismo completo. Estes tipos de comportamentos de segurança, não só mantêm e prolongam a ansiedade, mas pode levar a sérios outros efeitos negativos.

Os comportamentos de segurança podem ser ainda mais sutil do que os listados acima. Existem casos onde pessoas desenvolvem uma assinatura mais fácil para que as pessoas não vejam que você está 'tremendo' quando você assina na frente deles. Por vezes, se evita tentar coisas novas por medo de passar vergonha se você cometer erros ou não pode entender as coisas na frente de outras pessoas. Algumas pessoas com transtorno de ansiedade social (TAS) são ainda mais cuidadosas quando têm que sair de casa para que eles não se deparem com vizinhos e tenham que conversar ou às vezes até um simples bom dia.

O problema com os comportamentos de segurança é que eles ajudam a manter a ansiedade a longo prazo. No fundo, a pessoa com esse tipo de problema acredita que a única razão para sobreviver a estas situações é por causa das medidas que está tomando para controlar a sua ansiedade. A solução mais eficaz para ganhar o controle real desse problema é se expor a situações sem fazer uso de comportamentos de segurança e observar o resultado.

Com o tempo, as pessoas vão percebendo que podem viver essas situações sem se comportar nessas formas específicas. Este tipo de exposição é melhor conduzida como parte de um programa de tratamento profissional com um terapeuta cognitivo-comportamental.

TEXTO:

Vitor Friary

Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Professor e Supervisor em TCC no curso de Graduação de Psicologia na UNIABEU

Destaque
Recente
Siga-me
  • Facebook Classic
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page